domingo, 10 de julho de 2011

90 ANOS DE TATÁ

Natália Cordeiro Leite é como foi batizada. Mas, quando ainda aprendia a falar, seu primeiro sobrinho, Zé Nildo, assim balbuciou seu nome: Tatá. De tão carinhoso pegou, e os que vieram depois acompanharam.

Filha de Mãe Auta e Pai Ano, nossos avós, Tatá nasceu no sítio Cova dos Caboclos, município de Sanharó, num histórico casarão, berço da família Cordeiro Leite, e lá morou por mais de 70 (setenta) anos. Embora não tenha tido filhos biológicos, ela é a “maior mãe” dentre todas as “mulheres da família”, sem que isso seja um demérito para as suas irmãs, até porque foram elas próprias que deram a Tatá a oportunidade de ser a nossa “segunda mãe”.

Podemos dizer assim porque, para muitos, essa relação começou já no nascimento, pois Tatá era a companheira preferida das nossas mães, quando iam para a sala de parto. Em suas mãos foi que muitos de nós, seus sobrinhos, tomamos o primeiro banho. Diferente dos demais, nós aprendemos a falar pronunciando três palavras: “papai”, “mamãe” e “Tatá de tão próxima que ela sempre estava.

Não foram poucos os sobrinhos que repousaram em seus braços, visto que, diferentemente das famílias atuais, nossas mães tiveram 3, 7, 8 ou até 12 filhos, o que resultou em 72 (setenta e dois) sobrinhos diretos para, de alguma forma, pegar carona no colo de Tatá.

Com o passar dos anos, essa relação entre tia e sobrinhos foi se aprofundando, já que a casa de Mãe Auta, que também era a casa de Tatá, passou a ser a casa dos nossos sonhos de criança e de adolescência. Talvez não exista um sobrinho que não tenha dado “trabalho” a Tatá durante os meses de férias e certamente todos nos lembramos do seu delicioso doce de leite, da umbuzada, do cuscuz de milho ralado, da pamonha, da canjica e de tantas outras iguarias feitas por ela.

Hoje, se o tempo permitisse, teríamos muitas histórias para relembrar, mas viemos aqui para agradecer. Agradecer a Deus por Tatá existir. Por conceder que hoje comemoremos os 90 (noventa) anos de vida de uma jovem Tatá: bonita, firme e com saúde invejável.

Para encerrar, vale lembrar o que, de forma inspirada, escreveu há poucos dias, muito apropriadamente, nosso primo Toinho de Teté, no blog da família.

“Nos demais seres humanos o coração bate tuntum, tuntum, tuntum. Mas, nós da família Cordeiro & Leite somos privilegiados, pois dentro do nosso peito bate Tatá, Tatá, Tatá.”

Parabéns Tatá, muita saúde e que o nosso bondoso pai celestial, esteja sempre ao seu lado.




João e Cláudio filhos de Tia Lourdes

ELA MERECE OS NOSSOS APLAUSOS, PARABÉNS E AGRADECIMENTOS

Segundo Tatá ela é a sétima filha de Mãe Auta e Pai Ano. Dos 13 filhos que nasceram no mesmo quarto da casa e com a mesma parteira e cunhada “Tia Ritinha,” apenas um bebê Deus levou. Os doze restantes usufruíram da dignidade e convivência familiar dos “Cordeiros Leite.” Tatá relata que tinha uma panelinha de barro que era usada apenas para fazer pirão de galinha quando Mãe Auta estava de resguardo, mas que,antes do parto já davam o caldo para Mãe Auta ter forças.
Tatá diz: Lembro do nascimento de Carmita, era um cochichado e alguém passou com uma bacia grande cheia de panos e não deixavam agente ficar nem perto.
Falar de Tatá vem á tona minha infância e a doce lembrança do meu pai Raimundo que era o Irmão responsável por ela já que a mesma nunca casou e ficou na casa antiga onde apoiou irmãs e sobrinhos que viessem passar temporadas ou férias. Ela também ia cuidar das irmãs quando tinham filhos ou outras necessidades.
Famosa por sua culinária, pois seu doce de leite fazia os sobrinhos a visitarem várias vezes ao dia. O bolo pelelê e o lombo de boi guisado tinham o capricho de suas mãos e temperos. Meu pai não perdia o café da tardinha, tomava primeiro o da minha mãe e chegava na casa de Tatá dizendo: O café de Carmelita estava fraaaco..............
A organização de Tatá em seu guarda-roupas e maletas antigas eu sempre apreciei, quando ela abria eclodia no ar o cheiro de caixas de sabonetes e colônias que era presenteada dos familiares e amigos.
Para mim Tatá tem mais especialidades , pois como ela mesma diz: Sou sua madrinha duas vezes. Quando padrinho Dodô veio me batizar, sua esposa não pode vir e Tatá assumiu.
Apesar de suas exigências e seu lado crítico, todos se apaixonam por sua esperteza, inteligente e de maneira sutil permite muitas brincadeiras e “lorotas” dos sobrinhos. Vaidosa... Quando vai para algum lugar começa se arrumar um dia antes, sempre foi assim .Cada sobrinho mais próximo tinha alguma tarefa para fazer com Tatá. Eu cuidava dela quando estava com enxaqueca, os procedimentos recomendados por ela: chá de canela, rodelas de batata inglesa na testa com um lenço.
Orlando(sobrinho de Tatá) fez companhia a ela por muitos anos e devido a essa intimidade arengavam muito porque Orlando entrava por uma porta deixava aberta, ligava o radio de pilha e saia pela porta da cozinha e deixava também aberta. Imaginem o furacão, no mesmo instante estavam de bem.
Raimundinho e João levavam a feira na terça feira quando pai chegava da feira e aceravam um docinho.....
Rilma pintava sua unhas.... Cada sobrinho tem sua história para contar. Vamos continuar... Conte a sua.
NOSSA TATÁ FEZ 90 ANOS E MARECE OS NOSSOS APLAUSOS, PARABÉNS E AGRADECIMENTOS..DEUS CONTINUARÁ TE ILUMINANDO.



Te amo Tatá
Dilma filha de Tio Raimundo