domingo, 10 de julho de 2011

ELA MERECE OS NOSSOS APLAUSOS, PARABÉNS E AGRADECIMENTOS

Segundo Tatá ela é a sétima filha de Mãe Auta e Pai Ano. Dos 13 filhos que nasceram no mesmo quarto da casa e com a mesma parteira e cunhada “Tia Ritinha,” apenas um bebê Deus levou. Os doze restantes usufruíram da dignidade e convivência familiar dos “Cordeiros Leite.” Tatá relata que tinha uma panelinha de barro que era usada apenas para fazer pirão de galinha quando Mãe Auta estava de resguardo, mas que,antes do parto já davam o caldo para Mãe Auta ter forças.
Tatá diz: Lembro do nascimento de Carmita, era um cochichado e alguém passou com uma bacia grande cheia de panos e não deixavam agente ficar nem perto.
Falar de Tatá vem á tona minha infância e a doce lembrança do meu pai Raimundo que era o Irmão responsável por ela já que a mesma nunca casou e ficou na casa antiga onde apoiou irmãs e sobrinhos que viessem passar temporadas ou férias. Ela também ia cuidar das irmãs quando tinham filhos ou outras necessidades.
Famosa por sua culinária, pois seu doce de leite fazia os sobrinhos a visitarem várias vezes ao dia. O bolo pelelê e o lombo de boi guisado tinham o capricho de suas mãos e temperos. Meu pai não perdia o café da tardinha, tomava primeiro o da minha mãe e chegava na casa de Tatá dizendo: O café de Carmelita estava fraaaco..............
A organização de Tatá em seu guarda-roupas e maletas antigas eu sempre apreciei, quando ela abria eclodia no ar o cheiro de caixas de sabonetes e colônias que era presenteada dos familiares e amigos.
Para mim Tatá tem mais especialidades , pois como ela mesma diz: Sou sua madrinha duas vezes. Quando padrinho Dodô veio me batizar, sua esposa não pode vir e Tatá assumiu.
Apesar de suas exigências e seu lado crítico, todos se apaixonam por sua esperteza, inteligente e de maneira sutil permite muitas brincadeiras e “lorotas” dos sobrinhos. Vaidosa... Quando vai para algum lugar começa se arrumar um dia antes, sempre foi assim .Cada sobrinho mais próximo tinha alguma tarefa para fazer com Tatá. Eu cuidava dela quando estava com enxaqueca, os procedimentos recomendados por ela: chá de canela, rodelas de batata inglesa na testa com um lenço.
Orlando(sobrinho de Tatá) fez companhia a ela por muitos anos e devido a essa intimidade arengavam muito porque Orlando entrava por uma porta deixava aberta, ligava o radio de pilha e saia pela porta da cozinha e deixava também aberta. Imaginem o furacão, no mesmo instante estavam de bem.
Raimundinho e João levavam a feira na terça feira quando pai chegava da feira e aceravam um docinho.....
Rilma pintava sua unhas.... Cada sobrinho tem sua história para contar. Vamos continuar... Conte a sua.
NOSSA TATÁ FEZ 90 ANOS E MARECE OS NOSSOS APLAUSOS, PARABÉNS E AGRADECIMENTOS..DEUS CONTINUARÁ TE ILUMINANDO.



Te amo Tatá
Dilma filha de Tio Raimundo

Um comentário:

  1. Infelizmente não pude ir, mas meus votos de felicidade a Tatá... Pessoa querida por todos e de quem herdei o nome.

    Nathalia Leite (neta de Inês)

    ResponderExcluir