sábado, 20 de novembro de 2010

Saúde

DICAS DE SAÚDE E LONGEVIDADE

Saiba substituir o sal do seu prato

Uma bela macarronada com molho a bolonhesa e salada bem temperada de entrada. Este cardápio saboroso provavelmente esteve presente em muitos dos seus almoços, não é? Parece que o segredo da boa comida está no tempero. Mas será que este prato não está carregando mais sódio do que deveria? Este mineral regula as funções do organismo, como o ritmo cardíaco e o volume de sangue no corpo, porem se for consumido em excesso pode ser um gatilho para doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto.
Muita gente passa a mão no saleiro e adiciona sal à comida sem antes experimentá-la. Você conhece alguém que faz isso? Se sim, é bom falar para essa pessoa tomar cuidado. O nome legítimo do sal é cloreto de sódio, mas porque será que dizem que ele pode fazer tanto mal? Na realidade o excesso de sódio na circulação é capaz de reter líquido e aumentar a sensação de sede. Com isso, mais água passa a ser ingerida com o objetivo de diluir o sal e maior será o volume de liquido na corrente sanguínea, o que pode levar ao aumento da pressão arterial e sobrecarga do coração.

No Brasil, o consumo chega em média a 12 gramas diários de sal, o que significa o dobro das 6 miligramas recomendadas para qualquer indivíduo, hipertenso ou não. Para não haver confusão, é bom lembrar que uma colher de chá contém quatro gramas de sal. A recomendação da sociedade Brasileira de Hipertensão é limitar a apenas duas colheres rasas de café por dia na preparação de alimentos, o que soa como uma quantidade muito pequena, porém, para não tornar sua vida insossa, uma boa sugestão é trocar o excesso de sal pelo uso de ervas e especiarias.

Os aromas e sabores das especiarias e temperos podem tornar os pratos deliciosos e saudáveis. Ervas aromáticas como alecrim, hortelã, salsa, erva-doce, ou sálvia assim como temperos do tipo pimenta, curry, noz-moscada, canela, acafrão e cravo podem fazer a grande diferença na preparação de pratos. As especiarias, além de seus deliciosos sabores, têm em sua composição substâncias que auxiliam o bom funcionamento do organismo. Como vimos, diminuir o sal pode ser uma boa pedida para a sua saúde, mas não é necessário que sua comida fique sem graça.
Outra alternativa é o uso de limão, assim como o alho, cebola e o alho-poró, além da cebolinha. Pode-se usar um moedor e preparar várias ervas aromáticas juntas para obter uma mistura fina que pode ser colocada no saleiro e utilizada à vontade na preparação a finalização de pratos em substituição ao sal convencional.

Fonte: Yahoo beleza e saúde

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EM BUSCA DO CONSUMO SUSTENTÁVEL

Atingir o desenvolvimento sustentável não é uma tarefa fácil. Dado o tamanho e a complexidade da questão, muitos não sabem nem por onde começar. A lógica é simples: Consumindo de forma mais responsável obriga-se as empresas e governo a achar soluções, atacando assim problema no nascedouro. Precisamos repensar nossas necessidades, evitando os desperdícios. Passos simples, como a troca de aparelhos que consomem muita energia, pode ser tomados. Tomar banhos curtos, comprar “ produtos verdes ” e separar o lixo são iniciativas importantes. Precisamos encontrar formas de não ultrapassar determinados limites para não perdemos nossa própria qualidade de vida. As empresas e os governos precisam informar melhor a população, além de investir em mecanismos que estimulem o desenvolvimento sustentável como a coleta de lixo e a reciclagem. Ter hábitos saudáveis como utilizar lâmpadas econômicas e desligar as luzes quando não está num ambiente. Mudanças simples podem ajudar muito na luta para salvar o planeta.As mudanças porém levam tempo pois não é fácil mudar hábitos. O primeiro passo é mudar a nossa mentalidade. Se cada um fizer a sua parte já é alguma coisa.

Fonte: Jornal Correio da Bahia