Ecologia

Desenvolvimento Sustentável
A imensa quantidade de gases despejadas na atmosfera está causando o aumento na temperatura da terra. Recentes pesquisas mostram que as atividades humanas são as principais responsáveis pelas mudanças climáticas prejudicando o ecossistema e causando a produção de alimentos e a escassez de água.

A mentalidade consumista criada pelo sistema capitalista é uma forma de impedir o crescimento do desenvolvimento sustentável, o lucro passa a ser mais importante do que o nosso futuro. Um clima frágil, pouco comida e a falta de água potável impulsionam a ocupação inadequada do solo. A crescente contaminação, a exploração excessiva das fontes hídricas e a degradação nas zonas de capitação de água. Isso tudo resulta em grandes prejuízos econômicos. O aquecimento global está causando e prejuízos econômicos e colocando em perigo a biodiversidade.

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, e a uma boa qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações”.

Em tempos de crise social, ambiental e tecnológico, é sempre vigente a necessidade de se reafirmar a tão inquieta busca por um desenvolvimento que venha satisfazer as nossas necessidades presentes, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, ou seja, é uma forma de se usar as fontes naturais em pouca quantidade, visando a economia destas para o futuro. Fazer o uso sustentável dos Recursos Biológicos deve proporcionar um melhor desempenho ambiental. Está mais do que provado o quanto o atual modelo de crescimento econômico gerou enormes fissuras sociais e ambientais; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a desigualdade aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo. Um exemplo de desenvolvimento sustentável usado é a agricultura orgânica ou agricultura biológica, que é um termo usado para a produção de alimentos e produtos animais e vegetais que não fazem uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados, e geralmente adota aos princípios de agricultura sustentável. Os seus proponentes acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos têm uma quantidade superior a alimentos convencionais.

Em diversos países, incluindo os Estados Unidos, o Japão, a suíça, a União Européia, a Austrália e o Brasil, a agricultura orgânica é definida por lei e regulamentada pelo governo. O princípio da produção orgânica é o estabelecimento do equilíbrio da natureza utilizando métodos naturais de adubação e de controle de pragas.

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇAO DOS JOVENS NESSE PROCESSO

É neste cenário sombrio que a juventude aparece como grande instrumento para a mudança. Não que estejamos colocando sob eles a grande responsabilidade sobre os acontecimentos globais, mas simples ato de reconhecer o quão importante é a instituição de uma nova consciência. Essa construção será guiada pelos mais jovens. Para tanto, ainda precisamos aprender muito sobre as mudanças climáticas e sobre as suas consequências. É mais do que fundamental que as crianças se sintam incluídas no processo de construção de um mundo melhor, na plantação e colheita de sua árvore dos sonhos. E não basta que a criança aprenda a importância de preservar o meio ambiente. É necessário que ela tome como exemplo as atitudes dos adultos do seu convívio.

Devemos compreender o meio ambiente como “um lugar determinado, onde os elementos naturais e sociais estão em relações dinâmicas e em interação e que essas relações implicam em processos de criação cultural e tecnológica”. É neste cenário de grandes mudanças sócio-econômico-ambientais, que a juventude aparece como instrumento muito importante para decidir estratégias, que são fundamentais para as mudanças sociais e a geração de uma sociedade sustentável.

Baseado em texto de Efraim Neto