sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A UNIÃO FAZ A FORÇA

Aureliano e Diogo

Achei muito boa a manifestação de vocês sobre a Casa de Mãe Auta. E, realmente, preservando aquela Casa estaremos preservando também a nossa história, pois, quase todos os netos de Mãe Auta e Pai Ano costumavam frequentá-la pelo menos na época de criança ou adolescência. É bem verdade que ela já passou por algumas manutenções, inclusive no telhado, e a última, se não estou enganado, foi no ano de 2002, quando foi erguida aquela área de reunião por trás da cozinha. Porém, como toda edificação centenária, precisa de novos reparos e o quanto antes melhor.

Também é muito louvável a ideia de manter em sigilo o nome de quem se propõe a dar uma contribuição maior. O essencial é todos nós colaborarmos de alguma forma.
Vamos em frente, abraçar a causa e manter viva a nossa história. Para isso, precisamos fazer algo pela Casa de Mãe Auta.
Abraços cordeirianos.
Cláudio Cordeiro

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SOS CASA DE MÃE AUTA

Caríssimos membros da família Cordeiro&Leite estamos-nos preparando para a 2ª. Caminhada Ecológica 2011 (encontro anual da família Cordeiro&Leite) e me reportando a reunião de avaliação realizada no encontro de 2010 traçamos algumas diretrizes para o 2º. encontro ecológico, principalmente quanto aos REPAROS DA CASA DE MÃE AUTA. Então ficou acertado para que todos os membros da família Cordeiro&Leite que quiserem colaborar com 10,00 (Dez Reais) por mês fizessem o depósito numa Conta Poupança da Caixa Econômica Federal, ou numa Conta Corrente do Banco do Brasil (quem desconhece os dados para depósito é só entrar em contato comigo). Realizei um levantamento das prioridades para os REPAROS DA CASA DE MÃE AUTA, e tive o apoio de Tia Carmelita, Raimundinho, Orlando, Mô e Fátima (minha esposa), os quais me deram subsídios para os registros abaixo:
1 – Será de essencial importância para a sobrevivência da Casa - procurando manter sua originalidade principalmente na fachada frontal e a lateral que dá acesso a seu interior como também do piso e cômodos - uma amarração com o levantamento de colunas nas paredes laterais e a confecção de um cinturão de cimento armado a altura das paredes internas, pois vi com certo temor sua estrutura.
2 – Na sequência, ou paralelamente, o retelhamento da Casa: mudar todos os caibros, ripas e telhas; pintar com óleo queimado de motor de caminhão ou outra substância que venha proteger a madeira principalmente de cupins, antes de colocá-las no local.
3 – Dando continuidade: a renovação do reboco de algumas paredes e vedação das rachaduras existentes; ativação do banheiro externo e reforma do banheiro interno; e a aquisição de um lavabo.
Já estamos no mês de agosto e a essa altura a arrecadação mensal está aquém das necessidades prioritárias. Até este momento arrecadamos apenas R$ 724,00 e a reforma está orçamentada em pelo menos R$ 5.000,00. Diante deste fato estamos precisando fazer uma mobilização no sentido de angariarmos fundos para que a CASA DE MÃE AUTA que não é só um ponto de encontro da Família, e sim, um patrimônio que devemos valorizar no ponto de vista afetivo, espiritual, da formação moral e familiar de todas as gerações da Família Cordeiro&Leite, promovendo sempre valores morais positivos.
Lembro-me como sendo hoje, quando criança, nas férias escolares e feriados, minha Mãe Teté (que está junto de Deus), nos levava (Eu, Toinho e Auta Celeste) a nossa cidade, mas precisamente ao Sítio Cova dos Caboclos; era uma festa, e hoje como há 20 anos para os dias atuais, meus filhos (Maria Danielle e Diego) têm também esta referência.
Com este relato, convoco a todos que por ventura tenha o espírito de um Cordeiro&Leite, para ajudar; cada um dentro de suas possibilidades, a realizar os REPAROS DA CASA DE MÃE AUTA, para que este patrimônio histórico da nossa família perdure por mais 100 anos. Sendo um marco onde tudo começou e esteio , em qualquer momento que desejarmos passar uma temporada de paz, alegria, satisfação familiar, lazer, segurança e tranquilidade, ela estará em condições de receber qualquer membro da família e em qualquer momento.
Finalmente não posso deixar de louvar a disposição de Tia Carmelita, e aos primos Raimundinho e Orlando, os quais estão literalmente ligados a CASA DE MÃE AUTA e sempre me acolhem tão bem. Agradeço de coração toda a atenção prestada a mim e a minha família.
Abraços a todos os membros da FAMÍLIA CORDEIRO&LEITE.
DIOGO AURELIANO LEITE MORAES.
Comentário:
Comovido, após ler a postagem de Diogo, veio-me a mente uma toada de Vavá Machado e Marcolino que eu ouvia muito, quando criança. O refrão diz: [O Trono onde eu Tive Vida só resta Poeira e Torrão]. Naquele momento eu fiz uma retrospectiva da minha infância na Casa de Mãe Auta e lembrei-me dos beijos geladinhos que ela dava no meu cangote(pescoço) todos os dias. Lembrei-me também que aquela Casa me serviu de guarida quando meu pai morou em São Paulo por dois anos. Lembrei-me das inumeras vezes em que os primos vinham da capital e eram acolhidos com tanto carinho por Mãe Auta e após a sua partida por Tatá. Não há como negar que aquela Casa tem um pedacinho de história guardado em cada parede em cada canto daquele patrimônio. Na década de oitenta em uma das suas visitas ao Sítio Cova dos Caboclos, Edileusa Batista, irmã de tia Carmelita sugeriu um desafio: escalarmos a Serra do Chicão. O tempo foi passando e só agora em 2010 é que finalmente concretizamos este sonho. Ao retornar a Casa de Mãe Auta depois de 26 anos morando em outro estado eu pude constatar a realidade que Diogo postou no texto acima. A Casa de Mãe Auta além de ser um patrimônio histórico da nossa família é também o nosso cantinho acolhedor para o encontro de 2011. Mas para que este encontro se concretize será necessário que os reparos na Casa de Mãe Auta sejam iniciados o mais rápido possível. É por valorizar essa iniciativa, esse ideal que eu (Aureliano Leite Paes) fiz a minha contribuição para ajudar nos reparos da Casa de Mãe Auta. Ao fazer a minha parte espero que aqueles que se sensibilizarem, façam as suas doações com valores maiores do que o que foi estipulado na primeira reunião. Caso algum membro da família queira fazer uma doação mais expressiva, o seu nome será mantido em sigilo se o desejar.
AURELIANO LEITE PAES