domingo, 17 de junho de 2012

FESTAS JUNINAS

As festas juninas são muito antigas, anteriores inclusive ao cristianismo e - consequentemente - à Igreja Católica. Suas origens estão no Egito Antigo, onde nesta época era celebrado o início da colheita, cultuando os deuses do sol e da fertilidade. Antes mesmo do advento do Cristianismo, as festas juninas já eram bem populares, considerando que os romanos, segundo a mitologia, para homenagear a Deusa Juno, realizavam rituais que exibiam as características de adoração do fogo nos cultos à fertilidade da terra e do homem, em festivais do início do solstício de verão ( no hemisfério norte), quando se registram os dias mais longos do ano.

Por ser de natureza agrária, outras fontes registram que as festas juninas eram realizadas não só na Europa, mas também na Ásia e África com ritos em honra a diversas divindades, também por ocasião do início do verão no Hemisfério Norte, época de colheitas de cereais. Tais cerimônias usavam o fogo como elemento contra a fome e o frio, para afastar feras de grande porte e os animais fantásticos que traziam influências maléficas para as comunidades e, enfim, o fogo era, para os povos antigos, o símbolo do Sol, deus purificador e fecundador, além de representar a chama da vida e da alma.

FERTILIDADE DO HOMEM E DA TERRA

Festa é sinônimo de comemoração e entre o profano e o sagrado,o Ciclo Junino,no Brasil, se tornou uma das manifestações mais populares e que, ainda hoje,mesmo nos grandes centros urbanos, traz as marcas do sincretismo religioso cristão e dos cultos antigos - de natureza agrária - que remontam aos romanos com sua Mitologia,politeísta.



Fonte: www.nordesteweb.com