sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O IMPACTO DAS SUAS ESCOLHAS

Você já pensou em medir o impacto das suas escolhas para o nosso Planeta. Avaliando a relação que temos com o consumo e levando-se em conta vários fatores, como Biodiversidade, Construções, Energia, Mar e Terra; dar para termos uma idéia do impacto que causamos ao meio ambiente.
Se os recursos naturais da Terra fossem o saldo de uma conta bancária, a humanidade já estaria usando o cheque especial para sobreviver, gastando 45% a mais do que seu 'salário' permite.
Especialistas calcularam quanto o brasileiro gasta, em média, por dia:

* São usados 70 gramas de plástico
* Consumidos 150 litros de água
* Uso de 130 gramas de papel
* Emissão de 27 quilos de CO2
* Consumo de 80 gramas de carne vermelha - isso porque são necessários 4 mil litros de água para produzir 1 quilo de carne.
Nesse ritmo, é preciso 2 Planetas e meio a mais para suportar o consumo na Terra.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

RELEMBRANDO OS TEMPOS PASADOS

Esses nomes podem revelar um segredo para os demais primos. Eu imagino que muitos não sabem, mas, nos anos 70 a nação Cordeiro & Leite tinha três grandes artistas despontando de Cova dos Caboclos para o mundo: JOSEFH TREE ROO, JOHN TREE BACK e OCR´DIO CANDIRÚ. Para a família, eles são popularmente conhecidos por Zé de Tia dos Anjos, João Aureliano e Cláudio, estes filhos de Tia Lourdes.

A história é a seguinte: quando estávamos de férias, sempre passávamos uns dias lá na casa de Mãe de Auta (isso era quase uma obrigação). E corriqueiramente nos juntávamos para exercermos o nosso dom artístico: João na flauta doce, Cláudio fazendo às vezes de percussionista (batendo em caixas de papelão ou num móvel qualquer) e Zé no vocal. E havia ocasião em que Zé, além de cantar, tocava bateria. E tome zoada. Como expectador assíduo, estava o companheiro Leno, que era afiado na gozação e nas frases de efeito engraçado. Para se ter uma idéia, Leno dizia que João tocava muita flauta. E quando Zé perguntava se ele estava querendo dizer que João tocava bem, prontamente Leno respondia: "não. Ele toca o dia todo, mas ninguém sabe qual é a música". E tome rizadagem, principalmente do próprio João.

E qual o motivo desses nomes artísticos? Era que o primo Zé tinha um bom repertório de músicas internacionais, sucessos da época, embora nenhum de nós soubéssemos nada ou praticamente nada de inglês. E a criatividade dos nomes ficou por conta dos dois, eu era apenas um participante. Do cenário musical brasileiro, tocávamos coisas de Roberto Carlos (Amigo era presença certa todos os dias), de Benito de Paula (Mulher Brasileira), de The Fevers e outras pérolas, desde que fossem de ritmo acelerado e com boa presença de bateria, afinal, quando Zé se empolgava, havia até virada de prato e tarol, ao ponto de Tatá reclamar da zoada. No âmbito do forró, a moda era Assisão, cujas músicas tinham forte presença de bateria.

Além dos dotes musicais, esse trio se juntava a Leno e Eraldo (também com Leno), para outras aventuras. E ver Eraldo pronunciando esses nomes artísticos era outro fato engraçado. Alguns anos depois surgiram um quarto primo interessado no assunto: Toinho de Teté, que é outro de veia afiada nas frases irônicas.

Essa é mais uma das muitas histórias que nós primos temos a contar sobre à Casa de Mãe Auta. Acredito que Zé tenha algo a acrescentar ou corrigir eventual lapso de minha parte.

Fraternos abraços para todos.


Cláudio Cordeiro
(filho de Tia Lourdes).


Comentário de Zé
"Acho que Cláudio irá lembrar sobre as visitas de João bem cedo ao quarto em que dormia-mos que era o de Mãe Auta cantando ”ACORDA PATATIVA!

Abraços a todos.

Zé (de tia dos Anjos)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Para relembrar os tempos passados(Por Zé de tia dos Anjos)

A frase em questão é: JOSEFH/JOHN TREE BACK/OCR´DIO CANDIRÚ? Caso algum membro da nossa família lembre-se dessa frase, escreva um E-mail para o moderador do blog (Aureliano Paes) e a real estória será postada.