terça-feira, 12 de outubro de 2010

SAÚDE

DICAS DE SAÚDE E LONGEVIDADE
Um ocidental em visita à China ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis e, curioso sobre os aspectos da milenar medicina chinesa, indagou de um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor.

Ouviu do mesmo a sábia resposta:

"- É muito simples. É só:
1-Comer a metade.
2-Andar o dobro.
3-E rir o triplo."
Parece simples, mas em verdade é o inverso do que se assiste na vida agitada e insana da civilização ocidental.
Desacelere o ritmo, não se esqueça de investir na sua saúde. Nos últimos tempos, o mundo parece girar a uma velocidade várias vezes superior a que costumava fazer há 50 anos atrás.Pura impressão nós é que estamos cada vez mais acelerados, sem tempo para os amigos, para a família e, pior para nós mesmos.As conseqüências dessa pressa toda são intermináveis: estresse, fadiga, cansaço, baixo rendimento, irritabilidade e tantos outros.
1-Divirta-se:
Viva a vida plenamente e tenha um propósito. Esse é a primeira e mais importante dica para quem obter a longevidade.
2-Mexa-se:
Os exercícios estimulam a circulação do sangue, e isso mantém os vasos limpos e saudáveis. A boa circulação ajuda a impedir a aderência de gordura ás paredes dos vasos sanguineos. Quem leva uma vida sedentária pode acabar com as artérias congestionadas.
3-Não faça dieta:
Para perder peso é preciso se exercitar mais, ter uma alimentação saudável e balanceada. Coma menos.Coma só o bastante para ter energia necessária para as atividades diárias.Normalmente comemos mais do que precisamos. Coma alimentos bem nutritivos e dê preferência a uma alimentação com baixo teor de gordura, com muita fruta, vegetais e cereais. Coma aos poucos, sem pressa, e mastigando bem os alimentos.
4-Durma Bem
Durma pelo menos 8 horas por noite, num lugar tranquilo. Mantenha sempre a mesma rotina, a mesma hora de ir para a cama e de acordar.
Qualidade de Vida é mais do que ter uma boa saúde física ou mental. É estar de bem com você mesmo, com a vida, com as pessoas queridas, enfim, estar em equilíbrio.

Isso pressupõe muitas coisas; hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos seus relacionamentos, balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual etc.
5-A idade vai chegar
Se as pessoas viverão mais, a lógica indica que se deve planejar a velhice.
Mas poucos querem pensar sobre isso. Uma boa solução é a pessoa ter uma poupança ou aposentadoria que lhe permita continuar tomando decisões sobre o próprio destino mesmo com a idade bem avançada.
6-Mente sempre saudável:
O segredo é não desligar nunca. Leia, estude, jogue, monte quebra-cabeças. O importante é que seu cérebro faça ginástica. A base estabelecida até a juventude é quase tudo, mas não é tudo. Boas conexões neuronais podem ser feitas em qualquer época da vida. Evidentemente, depois da maturidade o esforço é maior, como sabe qualquer quarentão que esteja aprendendo uma nova língua. O importante é manter a atividade intelectual. Inclusive para preservar o que foi conquistado lá atrás. O cérebro estimulado com leitura, resolução de problemas matemáticos ou em tarefas prosaicas, como fazer palavras cruzadas, pode evitar que uma pessoa sofra de problemas típicos do envelhecimento. Manter bons hábitos de alimentação e exercício é muito positivo para que o nosso organismo absorva o que necessita.
7-Caminhar Diariamente:
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. "Quando caminhamos, integramos estímulos visuais, auditivos, assim como sinais vindo das articulações e músculos, em relação a onde o pé está o nível de força, e outros movimentos.
Dez motivos para você caminhar diariamente
1- Aumenta a liberação de endorfinas, ajudando no combate do estresse, ansiedade e depressão.
2- Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos
3- Possui um gasto médio de 200-300 kcal/hora. Na subida o gasto calórico pode aumentar para até 450kcal/hora
4- Melhora a circulação sanguínea
5- Auxilia na prevenção de varizes
6- Auxilia no controle do colesterol, aumentando o HDL (bom colesterol) e diminuindo o LDL (mau colesterol)
7- Melhora a atividade do sistema imunológico
8- Aumenta o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário
9- Aumenta a capacidade dos pulmões absorverem o oxigênio
10- Melhorar a Saúde de forma geral